Pular para o conteúdo principal

A Saga do Planeta Atlântida - Parte II

Não basta levar os filhos ao Planeta Atlântida(o festival de música que acontece todo fevereiro na praia de Atlântida, aqui no Rio Grande do Sul.), tem que gostar. Céus, isto é vivenciar a própria sugestão, aquela coisa de usufruir o momento, respeitar escolhas, enfim. Pois é.
Passemos da teoria à prática. Decisão de acompanhar os filhos ao festival em Atlântida tomada, o que nos resta é fazer o possível para entrar no clima. Menos mal que a galera aceita numa boa a turma da terceira idade. Já fomos no ano anterior sob uma chuva torrencial e um lamaçal de fazer dó. Mesmo assim valeu pelo Herbert Viana, Ivete Sangalo e até aplaudir o Charlie Brown Jr. É claro que o instinto de mãe se aguçou quando o telão mostrou a cara crispada do vocalista Chorão fazendo malabarismos com um skate e com aquele peso todo. Mas não seria com decibéis à vontade que iríamos fazer, digamos, elucubrações filosóficas.
Nesse ano, entramos no site do Planeta, respondemos o quiz no CLICRBS concorrendo a ingressos, quase torcendo para ganhar e não deu. Mas que idéia. O foco é a gurizada e como é que alguém que diz a idade da certidão de nascimento vai ter resposta premiada num lance destinado a adolescentes & Cia? Mas temos que vivenciar de alguma maneira. Indiretamente talvez queiramos trazer de volta os verdes anos e levar os filhos seja a desculpa perfeita para quem no fundo nunca deixou de ser pop rock e gostar de multidões. O efeito é um pouco diferente da nossa adolescência distante. Jamais nos contentaríamos no passado em ver de longe, no telão.
Se não fosse a fila do gargarejo, não valia, não seria a mesma emoção. Esta vontade bateu novamente no show do Rappa e do Jota Quest. No primeiro até tentamos ver o Falcão mais de perto, mas uma parede de braços e cabeças como que em transe e cantando em uníssono com o vocalista nos fizeram desistir.
Não dava para competir com aquela emoção. O tempo passou e a razão permeia nossa cabeça. Não viemos para os shows em sua plenitude., viemos pelos nossos filhos, esforçando-nos para sermos iguais e compartilharmos a emoção deles de viver este momento, como nós tantas vezes fizemos outrora. A emoção é desviada para a preocupação de saber se eles estão seguros, se estão felizes, se divertindo e isto nos realiza. O evento é cercado e o policiamento é ostensivo. Melhor para nós pais que se aventuramos a ir ao espetáculo e para aqueles que ficaram em casa apreensivos rezando para que tudo corresse bem e os filhotes retornassem felizes e incólumes. Quem gosta de música como nós esperou que o crescimento dos filhos para ter o pretexto de levá-los e cuidá-los, mas chegada a hora o cansaço bate e o sentimento já não é mais o mesmo. Curte-se sim, mas constata-se que as emoções precisam ser vividas na época certa, sob pena de perdermos a sua plenitude.
“Quando a gente gosta é claro que a gente cuida...” diz o Peninha pela voz do Caetano Veloso. Ninguém cuida ou vigia ninguém. Presença paterna ou materna não vai inibir eventuais bobagens se não houver paz no cotidiano ou pelo menos a vontade férrea de mantê-la a qualquer custo. Não podemos perder a oportunidade de estar por perto. Talvez eles preferissem estar sozinhos, mas vai chegar uma hora em que terão que fazer isto. Estas experiências iniciais são só um treino, para dar segurança a eles e a nós que os amamos tanto. Não podemos mantê-los debaixo das asas para o resto da vida, mas se pudermos compartilhar seus rituais de iniciação, ótimo. Para isto vale até ficar acordado além do suportável, achar graça do desconforto e ter história para contar depois.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo de Palavras

Dizer que foi o receptor da comunicação quem se equivocou é uma atitude cômoda para o emissor, porém arriscada, já que a conversa pode se encerrar por ali. Quando lançamos mão do tradicional “você é que não me entendeu”, estamos transferindo para o outro a responsabilidade pelo equívoco que nós mesmos provocamos. Na prática, a nossa atitude em si é arrogante, pois não admite a possibilidade de erro e ainda por cima se exime das conseqüências, como se fôssemos donos da verdade e só a nossa versão é que contasse. Seria muito mais humilde e receptivo trocar a mensagem por “eu não me fiz entender”. Acalma o interlocutor e de quebra nos dá fôlego para uma segunda chance. Ocorre que na maioria das vezes nos utilizamos dessa tática com a melhor das intenções e com o honesto propósito de esclarecer a idéia que queríamos transmitir. Como a resposta vem de imediato à nossa mente, estamos convictos que esta forma de se expressar é correta e tanto cremos nisso que a reação é automática e não enten

A métrica no poema e como metrificar os versos de um poema.

Texto publicado no site Autores.com.br em 25 de Novembro de 2009 Literatura - Dicas para novos autores Autor: PauloLeandroValoto "Alguns colegas me abordam querendo saber como faço para escrever e metrificar os versos de alguns de meus poemas. Diante desta solicitação de alguns colegas aqui do site, venho explicar qual a técnica em que utilizo para escrever poemas com versos metrificados. Muitos me abordam querendo saber: - Como faço? - Como é isso? - O que é métrica? - Como metrifico os versos de meus poemas? - Quero fazer um tambem. - Me explique como fazer. Vou descrever então de uma forma simples e objetiva a técnica que utilizo para escrever poemas metrificados. Primeiro vamos falar de métrica e depois vamos falar de como metrificar os versos de um poema. - A métrica no poema: Métrica é a medida do verso. Metrificação é o estudo da medida de cada verso. É a contagem das sílabas poéticas e as suas sonoridades onde as vogais, sem acentos tônicos, se unem uma com as outras fo

As greves do ABC paulista no final da década de 1970 e anos iniciais da década de 1980, vistas pelas lentes da fotografia engajada

          Toda imagem tem razão de ser: exprime e comunica sentidos. Carrega valores simbólicos; cumpre função religiosa, política, ideológica; presta-se a usos pedagógicos, litúrgicos e até mágicos.     Cartaz pela anistia que a polícia mandou retirar.  São Paulo, SP - 06/12/1978  Crédito: Ricardo Malta/N Imagem O processo que dá origem à fotografia se desenrola num momento histórico específico, em determinado contexto econômico, social, político, estético, religioso, que se configura no instante do registro. Culto ecumênico em memória de líder de sindicato rural assassinado  em Conceição do Araguaia, Pará. 1980. Foto de Juca Martins.  Copyright: Olhar Imagem   Mulher lavando roupa na favela Malvina. Macapá. Amapá. 1983.   Foto de Joao Roberto Ripper.   Copyright :Olhar imagem   Manifestação do Movimento Contra a Carestia. Praça da Sé. SP. 27.08.1978  Foto de Juca Martins.   Copyright: Olhar Imagem Movimento contra carestia, Praça da Sé, São Paulo. 27/08/1980  Crédito: Ricardo